A Universo Azul Lda nasce do desejo de expansão de um projeto que até 2025 se chamou de Companhia de Teatro O Sonho.
Em 2026 queremos abranger outras áreas e expandir-nos para outros universos.
É com a energia do universo que iniciamos mais esta etapa!
Desde 1999, enquanto Companhia de Teatro O Sonho, que este projeto artístico se dedicou a aproximar o teatro ao público jovem, trabalhando maioritariamente textos curriculares, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. Obras de Gil Vicente, Almeida Garrett, Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen, Luís de Camões, entre muitos outros autores, fundamentais na Literatura Portuguesa.
Os Autores Portugueses ganharam nova vida através das nossas encenações!
Acreditámos, e continuamos a acreditar, que o teatro pode ser um lugar de descoberta e de prazer. Procurámos sempre transformar a ida ao teatro, por parte do aluno, numa experiência viva, capaz de despertar o gosto pela leitura, pela arte e pelo pensamento crítico.
Ao quebrar a “quarta parede” e promover uma relação direta entre público, ator e autor, sentimos que os alunos se sentem "dentro do próprio espetáculo" e, dessa forma, o conseguem entender com mais clareza.
Paralelamente ao trabalho com textos clássicos, assumimos desde sempre o compromisso de incentivar novos autores e novas criações dramatúrgicas. Ao longo das diversas temporadas estreamos vários espetáculos originais e adaptações contemporâneas, muitos deles dirigidos ao público escolar, mas sempre abertos ao público em geral.
Enquanto Companhia de Teatro O Sonho fomos reconhecidos por várias instituições, com destaque para o Ministério da Educação, que considerou “o seu trabalho de interesse didático, pedagógico e artístico”, para além da colaboração com a Porto Editora, através da gravação de audiobooks, para os professores, e cedência de imagens para manuais escolares.
Ao longo de mais de duas décadas, atravessámos gerações, resistimos a pausas forçadas (Covid-19), e reinventámo-nos. Em 2019, celebrámos 20 anos com a inauguração da nossa própria sala de espetáculos (Espaço Sonho), afirmando a força e a vontade de continuar.
Agora, o Universo é o limite, e que ele seja sempre azul!
Queres saber a nossa história? Clica aqui e faz um “regresso ao passado”.






